179 casos de Aids detectados este ano em Feira; Secretaria realizada testes rápidos hoje e amanhã
O resultado do teste do vírus da Aids sai no máximo em 30 minutos. O atendimento vai se estender até sexta-feira (02).Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
A realização de testes rápidos para detectar o vírus HIV da Aids será uma das principais ações a ser desenvolvida nesta quinta-feira (01), Dia Mundial de Combate á Aids na cidade de Feira de Santana.
O atendimento ao público será no Centro de Abastecimento em um espaço próximo a administração daquela autarquia. A informação é da coordenadora do programa DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira Vanessa Sampaio.
Ela explica que as pessoas interessadas em realizar o teste não precisam fazer marcação prévia. O público também receberá orientações sobre como se prevenir da doença. O resultado do teste do vírus da Aids sai no máximo em 30 minutos. O atendimento vai se estender até amanhã (02).
De acordo com a coordenação do DST/Aids, os números de casos em 2011 no município de Feira de Santana estão estáveis em comparação ao ano passado. Segundo Vanessa Sampaio, em 2010 foram registrados 233 casos e de janeiro até outubro deste ano são 179. “A gente observa que os casos de Aids estão se estabilizando", afirma.
Na opinião da coordenadora, ter Aids não é mais atestado de óbito. “Fazemos o acompanhamento e o tratamento desde que o portador do vírus tenha adesão ás orientações da equipe médica", afirma Vanessa. Ela explicou que quando isso não acontece o sistema imunológico do paciente fica baixo, comprometido e aí é possível desenvolver a Aids com possibilidade de o paciente morrer por causa de doenças oportunistas.